quinta-feira, 7 de maio de 2020

Secretária de saúde de Morrinhos faz apelo à população sobre a situação do novo coronavírus no município

A secretária municipal de saúde do município de Morrinhos, Jamily Freitas, usou seu perfil nas redes sociais para fazer um apelo à população de Morrinhos a cerca da pandemia causada pela novo coronavírus. 

Escreveu: 

"Boa noite á todos morrinhensses, como todos já sabemos, vimos enfrentando uma luta contra o coronavírus. Uma luta mundial, onde através da globalização um invisível , mas letal vírus chegou ao nosso município. 
Hoje temos 20 casos positivos, 01 óbito e 19 pacientes em investigação. Acompanhando as publicações cientificas e vemos que para cada caso temos cerca de mais 12 que desconhecemos, o que significa que podemos ter, atualmente,  240 casos positivos. 
Vimos á luta de países ricos contra esse vírus, vemos a luta da superpotência mundial, EUA, contra esse vírus,  vemos cientistas, médicos, estudiosos todos falando, publicando estudos, acenando que ainda NÃO há tratamento para a COVID-19, busca-se incansávelmente uma vacina, um medicamento, mas ainda NÃO foi encontrado. 
Vemos também que em todo mundo houve união contra esse vírus, as pessoas se uniram, não houve raça, cor, partido político....porque não é tempo de diferenças, é tempo de UNIÃO! 
Somente juntos seremos maiores e mais forte que esse vírus! 
Em nosso município as conseqüências do coronavirus já tem nome, já tem dor. Por isso, vou lembrar á todos, somos um município pequeno e com um dos menores IDH do Estado do Ceará. 
Nosso hospital não tem estrutura para casos moderados e graves da COVID-19. Teremos que transferir para Sobral, pois  o município de Acaraú não recebe paciente COVID-19. 
O Hospital Regional Norte está lotado, não há vagas para internamento nem para UTI, os hospitais de Fortaleza públicos e privados também estão lotados...para onde irão nosso munícipes se precisarem? 
Vamos lembrar também que o paciente COVID-19 fica sozinha no hospital, não é permitido acompanhante nem visitas, as informações vem de ligações feitas pelo hospital para as famílias. 
Muitos dizem... “olhe....façam...não estão fazendo nada...vem muito dinheiro para o município” 
Será que essas pessoas tem conhecimento dos custos de se fazer saúde pública? 
Também, não podemos deixar de abordar as dificuldades trazidas pela política de fechamento de comércios e distanciamento social, mas ela é necessária para que logo todos possamos nos encontrar, para que não precisemos chorar o pranto da saúde, para depois nos reerguemos e partilharmos a vitória junto de todos nossos entes querido. 
Para isso, precisamos estar juntos, não importa o time de futebol, 
o partido político, a cor preferida, 
a religião ou outras preferências, somente a união e o senso de coletivo é capaz de vencer essa batalha. 
Por favor, fique em casa, lave as mãos, use álcool em gel. 
Se for sair, use máscara! 
Após 2 horas do uso de máscara caseira , troque a máscara. 
Higienize sua máscara por 15 minutos na água sanitária e use novamente . 
#morrinhoseucuidodevocêvocêcuidademim". 

Fonte: Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário