quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Opinião: a necessidade da contratação de professores temporários em Morrinhos por critérios definidos em edital público

É comum observamos em cidades da região às prefeituras municipais lançarem editais de seleção para contratação, em regime temporário, de professores para a rede pública municipal, exemplo do que estamos falando é o município de Acaráu, aqui pertinho de Morrinhos, que no início do ano lançou um edital para esse fim.

O fator fundamental da seleção pública encontra-se no aspecto democrático da concorrência pelo serviço da docência - mesmo que para contratos temporários – dos que pleiteiam uma vaga nas escolas municipais. Além disso, a escolha dos professores via processo definido em edital, pode evitar o apadrinhamento político que quase sempre ocorre quando o funcionalismo público é contratado em regime temporário.

É nesse sentido que acreditamos e defendemos a tese de que para alcançarmos melhor desempenho nos resultados da rede de ensino público municipal de Morrinhos, a prefeitura deveria adotar a seleção de professores temporários via processo seletivo, assim, a contratação dos profissionais da docência que irão trabalhar em nossas escolas, ocorreria apenas por critérios técnicos.

Morrinhos ocupa hoje a quarta colocação no ranking da educação do Estado do Ceará, segundo informações do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), temos minimamente a obrigação de mantermos essa posição no próximo ranking a ser divulgado no fim desse ano com os dados das avaliações que irão ocorrer durante o ano letivo de 2017. A seleção pública, democrática e transparente é a melhor forma de escolha dos profissionais do ensino. Ao mesmo tempo é o meio de garantirmos não apenas a manutenção dos ganhos, como acima de tudo, também a contatração de profissionais qualificados para atuar nas disciplinas carentes de professores, já que pelo processo fica garantido a contratação apenas daqueles que tiverem qualificação adequada para lecionar nessas áreas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário