terça-feira, 7 de julho de 2020

Água que chega aos domicílios da localidade de Junco Manso continuar imprópria para qualquer atividade humana

O sistema de abastecimento de água da comunidade morrinhense de Junco Manso, continua distribuindo água de péssima qualidade para os moradores.

Desde quando foi anunciado, no último dia 17 de maio, o restabelecimento de distribuição de água de Junco Manso, os moradores da comunidade têm sofrido com a qualidade da água que chega a suas casas.

O prefeito municipal de Morrinhos, Carlos Bruno (PSDB), foi as suas redes para anunciar as "boas novas" aos moradores de Junco Manso naquela nada.

Conforme ele publicou na época:

"A querida localidade de Junco Manso passa ter água potável nas torneiras das residências. Infelizmente os moradores sofreram anos de descaso e desrespeito, onde muitos tinham água imprópria para o consumo, trazendo doenças e sofrimentos diário. Uma obra elaborada por profissionais técnicos, com a perfuração do poço profundo em um lugar estratégico, onde temos uma vazão suficiente para o abastecimento da comunidade. No vídeo abaixo podemos observar como era a qualidade da água no passado e como ficou depois da expansão do projeto. Agradeço o vereador Leandro e o ex-secretario de Agricultura Naftali Gomes, pelo empenho e dedicação que juntos com a administração municipal tornaram a obra em uma feliz realidade."

O fato é que os moradores continuaram recebendo água de baixa qualidade (aqui). Dias depois, o ex-secretário de agricultura de Morrinhos concedeu entrevista em uma emissora de rádio local, na qual afirmou que os canos estavam barrento da água do reservatório anterior e que nas próximas semanas tudo iria normalizar, a água chegaria com qualidade nas casas dos moradores (aqui). Cerca de 20 dias depois, a água que chegava as torneiras dos domicílios continuava barrenta (aqui).

Hoje, mais de dois meses depois do prefeito municipal ter afirmado que a Junco Manso teria água de qualidade, a situação só se agravou. Chega lama nas torneiras das residencias. Como é possível observar no vídeo abaixo.

Os moradores estão pedindo solução urgente para o problema da água na comunidade.

É bom dizer que Junco Manso sempre teve problema de abastecimento e da qualidade da água (há uma grande concentração de ferro nela), mas a situação da qualidade da água, que é distribuída para os moradores pelo sistema encamado, só se agravou depois da mudança do poço de abastecimento.

Fica o espaço para a gestão municipal se posicionar sobre o problema de abastecimento de água em Junco Manso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário