sábado, 30 de julho de 2022

Servidores de Morrinhos correm o risco de não receberem salários, após câmara de vereadores travar orçamento municipal

 A oposição ao governo Jerônimo Brandão, município de Morrinhos, rejeitou a proposta do executivo de aumentar o valor de suplementação do orçamento de 20% para 70%, em votação na noite de ontem, 29 de julho. 

Com isso, o governo está impedido na prática de fazer remanejamento no orçamento municipal, o que leva sérios riscos de suspensão de serviços básicos para a população, tais como reconhecimento de coleta do lixo, atendimento nos postos de saúde e hospital, merenda escolar e abastecimento de combustível de veículos da frota municipal, obras em andamento que poderão parar (calçamento, praça, reformas de prédios públicos, etc). Além disso, os próprios servidores municipais estão correndo o risco de terem seus salários suspensos ou atrasados.

A votação foi por um placas apertado. 6 vereadores votaram contra o projeto (Naftaly, Carlos Vasconcelos, Leandro, Nico, Leandro e Ivan), 5 votaram a favor do PL (Neném do Elói, Térlia Leorne, Ilton Santos, Tom da Caninana e Marcão).

Essa é a primeira vez que ocorre uma situação dessas município, que historicamente sempre deu aos seus gestores cerca de 70% de suplementação no orçamento. A título de comparação, os municípios vizinhos têm o número muito maio que 20%, exemplo: Acaraú (100%), Marco (100%), Amontada (50%), Jijoca de Jericoacoara (70%), Santana do Acaraú (70%), Cruz (100+30%), Bela Cruz (100%).

Com a votação de ontem, o comércio de Morrinhos sofrerá um duro golpe, visto a incerteza do futuro do pagamento aos servidores públicos, o que deve desaquecer a economia e levar incerteza para os pequenos e médios comerciantes (que ainda vem por mês). 

A perspectiva é que a situação política continue a ser conturbado, já que na mesma sessão o plenário da câmara aprovou os mesmos 20% de suplementação para o ano de 2023, fato que não existem em nenhum outro município na região norte do estado.

Os vereadores da oposição travaram o orçamento do executivo e nos próximos dias a população deve sentir os efeitos dessa decisão política nunca visto na história administrativa de Morrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário