segunda-feira, 27 de abril de 2020

É preciso uma ação de controle das fronteiras e de pulverização das ruas de Morrinhos

Morrinhos está cercado. Todos os município que fazem fronteira têm casos confirmados do novo coronavírus. Mesmo assim, não vemos ações de controle de entrada e saída da cidade. A maior parte da população não sai de casa com máscara e não está sendo feita nenhuma pulverização em locais públicos de grande circulação, diferente do que ocorre em outros locais, como Acaraú, Bela Cruz e Jijoca.

Uma mistura simples de água com cloro, segundo o especialista Alex Galoro (ouvido em reportagem da Globo, veja aqui), é uma boa solução de combate ao vírus. Conforme ele, a medida faz com que o vírus, que está ativo em dadas superfícies, seja destruído, pois o cloro tem uma ação oxidante que atua direto na parede celular do agente patológico e o mata.

A defesa sanitária do município de Morrinhos não está tomando as devidas precauções. É comum vermos comércios com aglomeração de pessoas, o que desrespeita o decreto do governo do Estado e gera um grande risco de contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, alguns comércios que, não ofertam serviço essenciais, estão funcionando normalmente. 

As perguntas que ficam são: será que a secretaria de saúde e a defesa sanitária de Morrinhos estão esperando que o primeiro caso do novo coronavírus seja notificado no município para que ações mais duras possam ser adotadas? Não basta todos os municípios que fazem fronteira já terem apresentado casos da doença? Qual o plano de ação da prefeitura de Morrinhos caso algum morador seja contaminado?

*Fica o espaço para o posicionamento da autoridades responsáveis manifestarem sua resposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário