A população mais carente de Morrinhos, um dos municípios mais pobres do Vale do Acaraú, está passando por problemas na assistência social.
O centro de referência da assistência social (CRAS) do município, encontra-se fechado em decorrência dos decretos estadual e município para deter a disseminação do novo coronavírus - atitude correta e necessária.
Mas a situação gerou um outro problema. Muitos beneficiários do programa bolsa família, e, aqueles que aguardam informações acerca de novos cadastros que já foram realizados ou estavam em agendamento (ou ainda que esperaram orientações de como irão receber o cartão do benefício) estão desassistidos.
A Secretaria de Assistência Social não forneceu aos atendidos pelo CRAS um telefone onde eles possam entrar em contato para tirar suas dúvidas.
Além do mais, algumas pessoas com baixa renda, já estão passando por necessidades, já que em decorrência da pandemia do coronavírus, o governo estadual suspendeu atividades, ditas não "essências" e essas pessoas não estão podendo trabalhar (muitas delas faziam "bicos" para pagar as contas e comprar alimentos).
A população de Morrinhos aguarda um posicionamento da prefeitura municipal, em especial da secretaria de assistência social, para fornecer as informações (ou menos um número de WhatsApp) quanto aos novos beneficiários, visto que o governo federal, a partir da aprovação do congresso nacional do auxílio de 600 reais para os beneficiários do bolsa família, começará a pagar em breve o benefício, e as informações não estão sendo fornecidas pelo órgão municipal responsável por esse setor.
Espera-se também, assim como houve em outros municípios da região, que a secretaria de assistência social, tendo a frente a Senhora Fabíola Bruno, esposa do atual prefeito de Morrinhos Carlos Bruno (PSDB), anuncie nos próximos dias doação de cestas básicas para famílias mais carentes do município, visto a situação precária de acesso alimentação em decorrência da quarentena para como tirar onda de seminação do covid-19.
Fica o aberto espaço para o posicionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social de Morrinhos sobre as questões postas. Fica também o espaço no sentido de divulgação das ações que estão sendo planejadas e já efetivadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário