sábado, 30 de novembro de 2019

Estudante cearense de Morrinhos vira 'senador' por uma semana em projeto do Senado

Um jovem estudante cearense saiu de Morrinhos, no interior do Ceará, para ter uma experiência diferente em Brasília. Alan Alves, aluno da Escola Estadual Carminha Vasconcelos, na foto ao lado do senador Cid Gomes, foi um dos 27 estudantes selecionados de cada estado para participar durante esta semana do Projeto Jovem Senador, do Senado Federal.

Nesta sexta-feira, 29, eles votaram em plenário três propostas legislativas que foram elaboradas ao longo da semana. Após essa fase, elas seguem o rito de tramitação nas comissões e podem até virar lei. 

O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro.

Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano. “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” foi o tema de 2019, que reuniu 122.695 redações e mobilizou 264 mil alunos e 8 mil professores.

Alan, de Morrinhos, ficou em segundo lugar nacionalmente e foi o primeiro colocado no Estado. Durante esta semana, ele pôde conhecer de perto as atividades legislativas do Senado. "Estou achando gratificante poder conhecer muitas funções do Poder Legislativo, onde são feitos projetos para benefício da população. Está sendo uma honra poder participar desse projeto", afirma.


Fonte: O Acaraú

Nenhum comentário:

Postar um comentário