domingo, 29 de abril de 2018

O campo redondo

Quando mais novo costumava brincar aos finais da tarde em um campinho de terra batida aqui pertinho de casa. Eu e meus amigos sempre nos reuníamos para aquele tradicional racha.

Andando estes dias pela cidade de Morrinhos, me deparei com uma cena que chamou minha atenção, até fiz um vídeo. Alguns garotos, que pareciam ter entre 10 e 15 anos, estavam brincado de bola em um campo redondo.

Parei alguns instantes para observar aquilo.

Por alguns minutos fiquei lá, olhando as crianças enquanto elas se divertiam.

Confesso, senti uma mistura estranha de emoções.

Como eu queria na minha infância ter tido um campinho com grama onde pudesse jogar bola. Era meu sonho saber qual a sensação de correr de pés descalços sobre a grama - na época eu e meus amigos só tínhamos a dispor terra batida e um pedregulho sem fim. Se caíssemos, seria aquele estrago no joelho.

Vendo aquela cena dos garotos brincando na grama, ao mesmo tempo que vinha em minha mente um sentimento recordando minha infância, surgia um outro: o medo de algum daqueles meninos que estavam ali se machucar.

É, minha preocupação era bastante justificável. O campo redondo que me refiro é o trevo que fica no encontro da Av. Coração de Maria com a Av. Alcides Rocha na nossa cidade de Morrinhos. Lá, talvez seja o único local na cidade que tem grama e seja acessível para a garotada.

Enquanto eu estava lá observando as crianças brincarem, foram muitas vezes que a bola saiu do campo redondo e foi parar em uma das pistas. Toda vez que isso ocorria um garoto aí pegar a bola. Muitas vezes parando para não ser atingindo por algum veículo que transitava pela via.

Depois que saí daquele lugar, fiquei pensando como seria bom se eles tivessem um lugar para brincar sobre a grama. Vi uma praça que está sendo reconstruído há anos, nesse momento está parada a construção. Nela não há espaço para um campinho. Não há espaço nesse momento para ninguém, apenas para o mato e concreto jogado.

Enquanto isso, para aqueles meninos aquele campo redondo, por perigoso que seja, é a oportunidade de correr sobre a grama. Brincar aos finais de tarde.

Espero que um dia eles possam brincar de bola em um lugar construído para eles, onde exista grama e o campo não seja redondo.    

Texto: Fabiano Silva
#Espaço do Leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário