Imagem do lixão de Morrinhos sendo queimado na manhã de ontem, domingo, 18 de março. |
Parece matéria antiga, mas não é. Como você pode observar na imagem a direita, mais uma vez o lixo da cidade de Morrinhos é queimado em vez passar por uma processe de seleção e posteriormente ser reciclado.
Infelizmente a cena é ocorrer repetidamente em vários município da região, mas não deixa de ser triste, além de ilegal.
O lixo, com a normatização nº 12.375/2010, deveria passar necessariamente por um processo de reciclagem. A queimada, configura-se nesse sentido, crime ambiental com multa prevista em lei.
Na prática isso não ocorre, várias cidades ainda continuam poluindo o ambiente ao queimarem o lixo em vez de reciclar. Morrinhos até possuiu em 2011, a coleta seletiva, mas infelizmente por falta instrução da população e de manutenção dos pontos de entrega do lixo, o programa de seleção dos resíduos domésticos foi aos poucos sendo deixado de lado.
Entra gestão e saí gestão e o problema continua o mesmo.
É imprescindível que aos autoridades constituídas tenham a preocupação de implantar políticas públicas de cuidados com o destino do lixo produzidos pela cidade, afinal, além de ser crime a queimada, ainda ocasiona vários problemas de saúde a população, principalmente aqueles relacionados ao sistema respiratório.
*Foto enviada por leitor do blog.
Não sabemos o que fazer. Ontem à tardinha, a coisa estava insuportável. Uma fumaça densa e acompanhada de um forte odor de pneu queimado. Com a palavras, as autoridades...
ResponderExcluir