O batalhão do corpo de bombeiros da cidade do Marco foi acionado hoje, por volta das 16hrs, para apagar um incêndio em um lixão na cidade de Morrinhos.
Segundo populares, a ação de chamar os bombeiros foi tomada pela gestão pública do município. Como você pode observar na imagem ao lado, o caminhão da corporação esteve no local e deu fim ao incêndio. A fumaça estava tomando conta de parte da cidade. Toda vez que isso ocorre, moradores da Avenida Coração de Maria, Avenida Alcides Rocha, Bairro São Luíz e rua a Abdoral Rocha, sofrem com esse transtorno de terem suas casas invadidas pela fumaça. Crianças e idosos são os mais afetados.
Mesmo o corpo de bombeiros tendo apagado o incêndio, por volta das 19hrs, o lixão estava queimando novamente - na imagem ao lado é possível observar a fumaça que voltou a se espalhar pela cidade. Suspeitasse que as consecutivas queimadas sejam fruto de ações criminosas.
É bom lembrar que a prefeitura de Morrinhos - assim como as demais prefeituras do Brasil -, está obrigada por Lei a cuidar dos destino final do lixo - que por sinal não pode ser queimado. Mesmo que as consecutivas queimadas que estamos vendo fossem feitas por agentes da prefeitura ainda assim seria crime.
Ontem, foi publicada uma matéria aqui mesmo no blog, no Espaço do Leitor, onde um morador morrinhense falava do problema do lixo no município. Ele reclamava sobre a inexistência de lixeiras públicas em Morrinhos, e questionou se cuidar do destino final do lixo não era prioridade da atual gestão - relembre clicando aqui.
Do blog:
Nós que fazemos o blog Sítio Alegre, esperamos que seja tomada uma providência por parte do poder público municipal, ou de algum órgão responsável pela fiscalização do destino do lixo produzido nos municípios, para que situações como essas que estão ocorrendo não voltem a acontecer. Além do mais, esperamos que sejam providenciadas lixeiras públicas para a cidade e demais comunidades e, que seja implantada a coleta seletiva de lixo no município de Morrinhos.
Acompanhado das providências a serem tomadas, é preciso que seja feito um trabalho de conscientização junto a população, dando conta da importância da coleta seletiva. Nesse sentido, é importante também que nos colégios municipais ocorram palestras afim de levar o tema para o ambiente educacional, já que é a partir da criação coletiva de uma consciência de prevenção e cuidados com o meio ambiente que é possível construir uma sociedade haja pensando coletivamente no bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário