quarta-feira, 14 de março de 2018

Começa a campanha eleitoral dos candidatos ao cargo de diretor das escolas estaduais

Começa hoje, 14 de maio, a campanha eleitoral dos candidatos ao cargo de diretor dos colégios estaduais do Ceará.

Em Morrinhos, seis candidatos estão disputando as duas vagas de diretores das escolas estaduais Carminha Vasconcelos e Maria José Magalhães.

A campanha eleitoral para diretor é um pouco diferente das campanhas políticas. Deve se restringir ao âmbito das instituições de ensino, não podendo em hipótese alguma ultrapassar os muros dos colégios.

De antemão, os candidatos, em conjunto com a comissão eleitoral, já elaboraram um cronograma onde cada pretendente a vaga de diretor deverá ter um tempo específico de fala. Hoje, amanhã e depois são os dias destinados para que os candidatos a gestores apresentarem suas propostas a comunidade escolar. A eleição ocorrerá na próxima quarta-feira, 21.

Se durante o processo de eleição ocorrer algo que posso impugnar a campanha de um dos candidatos, as denúncias devem ser apresentadas à comissão eleitoral, que por sua vez, deve analisar e encaminhar para a comissão estadual para que seja feito os devidos processos legais.

É importantíssimo aqui salientar que a comissão eleitoral desempenha um papel de fundamental importância para o desenrolar de modo democrático e imparcial da eleição, já que além de acompanhar as falas dos candidatos, os membros da comissão também são os responsáveis por analisar possíveis denúncias, o que pode ocasionar o impugnação de alguma campanha ou até mesmo anular o processo de eleição - o que faria que ocorresse novas eleições em uma data posterior a ser marcada. Também é importante dizer que a própria comissão eleitoral pode ser objeto de denúncia, se não estiver fazendo seu papel da forma correta, atuando com parcialidade, favorecendo candidato A ou B no processo eleitoral. É preciso deixar claro que professores, ou qualquer que seja funcionário da instituição de ensino, estão proibidos de se manifestar publicamente quanto as suas preferências, isso também se aplica ao corpo discente.

A oportunidade da comunidade escolar escolher seus gestores é um ato de democratização da educação. Sendo assim, a presença de alunos, pais e funcionários das instituições de ensino no processo eleitoral é fundamental para conhecer com mais clareza as propostas e os objetivos de governo dos pretendentes ao cargo de diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário