segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Quinta escola é fechada pela gestão publica de Morrinhos em menos de um ano

A prefeitura municipal de Morrinhos, tendo a frente o prefeito Carlos Bruno (PSDB), resolveu fechar mais uma escola no município.

Ao todo, desde o início da gestão de Carlos Bruno, já são cinco estabelecimentos de ensino que são desativados, os quatro primeiros ocorreram no segundo semestre de 2017, onde os colégios de Caninana, Intans, Prensa e Peba I foram fechados. Nesses casos, o executivo alega que havia um planejamento de remanejamento dos estudantes para outros colégios a um certo tempo e, que, portanto, o motivo que levou o poder público a fechar as escolas foi técnico.

O fechamento da quinta escola, no caso a E.M.E.I Profa. Maria Guimor Gomes de Carvalho, conhecida popularmente como "Sorriso de Criança" na sede de Morrinhos, pegou a muitas pessoas de surpresa. Mães de família que foram matricular seus filhos na escola, foram recebidos com a notícia que o espaço não iria mais funcionar e, que a partir daquele momento, seus pequenos teriam que estudar em outro espaço. Muitos deles nas creches dos bairros, já que o "Sorriso de Criança", que sempre funcionou no centro, não abriria mais as portas.

Os moradores reclamam que não foram avisados com antecedência pela gestão municipal. Falam também da falta de diálogo do poder executivo com o Conselho Municipal de Educação, já que a atual gestão resolveu fechar a única escola pública de Educação Infantil do Centro sem uma discussão prévia com representantes do CME e com os pais dos alunos.


 A população, preocupada com a atitude do prefeito, entrou em contato com a impressa local, para reclamar sobre o fato. O radialista Ilton Santos tornou público a decisão do executivo municipal e ao vivo, em seu programa do dia 05 passado, tentou entrar em contato telefônico com o senhor prefeito Carlos Bruno (PSDB), mas em todas as tentativas o celular estava na caixa postal.

Fica aqui o espaço para o posicionamento da gestão a cerca das justificativas que levaram ao fechamento da escola.

É bom lembrar que o prédio passou por uma reforma a pouco mais de quatro anos, portanto, não há nada na estrutura física do equipamento que impeça haver aulas no local.

Importante também ressaltar que nos 08 anos em que o ex-prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão, esteve a frente do executivo municipal, algumas escolas também foram fechadas. Na época, alegava-se que o número de alunos para manter aquelas instituições em funcionamento era insuficiente. Agora, na gestão de Carlos Bruno, em um período de menos de um ano, 5 escolas já fecharam às portas. A alegação é a mesma, pouca quantidade de alunos. O que impressiona no caso é o número tão alto de escolas que não mais funcionam desde julho de 17 e a alegação dos pais que dizem não terem tomado conhecimento com antecedência que esses fatos iriam ocorrer. 

Fonte: Jornal dos Municípios; Blog O Sobralense.
Texto adaptado para está matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário