O distrito de Sítio Alegre, no município de Morrinhos, perdeu no último sábado, 06 de maio, um dos maiores memorialista de sua história. Sr. Zé Paulo, como era conhecido, nos deixou.
Quem teve a oportunidade de um dia conversar com ele, percebia o quanto amava Sítio Alegre e sua história. Logo quando começava a falar como se deu a formação do maior distrito de Morrinhos, seus olhos enchiam-se de lágrimas. Falava com saudade dos seus avós, Joaquim Vicente de Sousa e Maria Zelinda de Sousa, que segundo dizia "vieram da serra da Uruburetama em meados dos anos de 1880 e fixaram residência em um lugar chamado 'Lagoa dos Porcos'". Foram os primeiros moradores daquele local que futuramente iria ser chamado de Sítio Alegre.
Sempre solícito com quem chegava em sua casa, Sr. Zé Paulo contava como eram as ruas de Sítio Alegre no anos 50. Dizia como viu o distrito crescer. Falava das obras públicas que aqui foram feitas. Na última conversa que tivemos com ele, em novembro do ano passado, nos disse que pretendia dar continuidade no escrito que tinha sobre a história de Sítio Alegre.
Sr. Zé Paulo era parte da nossa história viva. Lúcido, lembrava de detalhes da construção de Sítio Alegre que muitos já haviam esquecido. Autodidata, aprendeu a ler e escrever sozinho, nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola. "As coisas eram muito difíceis naquele tempo", "É dom de Deus eu ter aprendido a ler e a escrever", nos disse certa vez.
Mesmo sem ter frequentado uma escola, tinha uma visão sobre os acontecimentos e sobre a importância de preservar nossa história que superava muitos "letrados". Perdemos um grande sitioalegrense. Parte da memória viva de nosso povo, morreu no último dia 06 de maio. Mas ele nos deixou um pouco de suas lembranças. Muitos delas foram escritas por amigos e admiradores. Há um folheto de 15 páginas onde ele narra como nasceu o Sítio. Conta em que ano foi erguida a primeira capela em nossa terra, diz sobre nossa história política, etc.
Sr. Zé Paulo, OBRIGADO por nos contar um pouco de sua vida! Junto dela, passamos a conhecer uma parte rica da história de nossa terra. OBRIGADO por nos dizer suas lembranças, por guardar datas e acontecimentos com uma clareza ímpar.
Nos que fazemos o Blogger Sítio Alegre, assim como muitos sitioalegrenses, temos a noção da sua importância para a história de nosso lugar. Sua memória nos possibilitou conhecer melhor o local em que vivemos.
OBRIGADO SEU ZÉ PAULO!
MUITO OBRIGADO POR TER VIVIDO E NOS CONTADOS SUAS HISTÓRIAS!
Abaixo um vídeo, seguido do texto, em que Sr. Zé Paulo conta um pouco da história de Sítio Alegre, distrito de Morrinhos-CE.
👏👏👏👏 Bela homenagem.
ResponderExcluirObrigado professora!
ResponderExcluirEssa foi a maneira que encontramos de homenagear a um amigo, com quem tantas vezes conversamos sobre a história de Sítio Alegre.
Ele deixa uma vazio imenso. Como disse: Parte da memória viva de nosso povo morreu no último dia 06 de maio.
Obrigado por acompanhar nosso trabalho!
Att: a direção do blog.