quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Estudantes de Santa Fé, no município de Acaraú, denunciam falta de ônibus escolar

Em fevereiro de 2014 publicamos aqui mesmo sobre um rotineiro problema enfrentado pelos alunos do ensino médio da comunidade de Santa Fé (clique aqui e relembre). Naquela ocasião os alunos chegaram protestar no centro de Santa Fé, pedindo que mais um ônibus escolar estivesse disponível para a comunidade estudantil do ensino médio. Pouco tempo depois, o pedido dos estudantes foi atendido (relembre aqui). 

Estamos em pleno 2016 e dessa vez, é a falta de ônibus o que tem tirado a paciência de diversos estudantes de Santa Fé/Acaraú. No último dia 08 de agosto, vários deles começaram a denunciar no facebook a falta de ônibus escolar para levar os alunos do ensino médio para a cidade de Morrinhos, onde está localizada a Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos - local onde os estudantes da comunidade cursam o ensino médio. 

Trazemos aqui o relato da aluna Verônica Vasconcelos, estudante do terceiro ano da Escola Carminha Vasconcelos. Ela narrar de forma bastante indignada, mas respeitosa, o drama vivido por ela e seus colegas desde o início o ano letivo de 2016. 

“Sou aluna do 3º ano A - tarde, da ESCOLA DE ENSINO MÉDIO Caminha Vasconcelos, na cidade de Morrinhos - Ce, as aula do último semestre já deram início a uma semana, dia 01/08/2016, hoje são 08/08/2016, e OS ALUNOS DE SANTA FÉ AINDA ESTÃO DE FÉRIAS, opa, há uma contradição aí, não acham? Como assim as aulas começaram e uma parte dos alunos ainda estão de férias? É isso mesmo, o que leram, ainda estamos de férias.
Não é de hoje que os alunos daqui estão sofrendo por causa de FALTA DE ÔNIBUS, SIM, FALTA DE ÔNIBUS. Nós daqui estamos nessa peleja desde o início do ano de 2016, todos mês, o ônibus chega a ficar quase DUAS SEMANAS sem passar, com os alunos perdendo aula, prejudicando-se, e agora no início do 2º semestre já iniciamos com o pé esquerdo novamente.
Lembro-me no início deste ano, quando os alunos queriam ir para a Escola de Ensino Médio Maria José Magalhães, no Distrito de Sítio Alegre, porém por algum motivo, não tivemos ônibus, não tivemos direito de escolha, agora algumas mães, mesmo com um ônibus não passando na porta de casa estão transferindo seus filhos para a referida escola no Distrito de Sítio Alegre. Aqui não estou culpando escolas, entendam, estou mostrando os erros que já começaram no início. Será que estão tentando nos punir por algo que não fizemos? Não sabemos, só sabemos que queremos estudar.
Queremos terminar o ensino médio de forma digna! É contra a lei querer estudar? Querer dar um passo a mais na sua vida?
E falo mais, a última vez que nos manifestamos tentaram nos repreender, tentaram nos intimidar, pois aqui vai a mensagem para essas pessoas, que se lerem até aqui, saberão que essa parte é para vocês mesmo: NÃO NOS INTIMIDAREMOS DIANTE DE VOCÊS, SOMOS ALUNOS, E ALUNOS COM FIRMEZA, GARRA E A FORÇA QUE A JUVENTUDE NOS DAR. Não irão nos parar, enquanto não ajeitarem nosso transporte escolar.”

Esperamos que sejam tomadas as providencias de forma imediata. Fica nosso apelo também ao gestor do município responsável pelo transporte escolar do ensino médio em Santa Fé.

Que assim como ocorreu em 2014, o problema seja resolvido. Teremos o maior prazer em noticiar que a reivindicação LEGÍTIMA dos estudantes daquela comunidade foi atendida.

Fonte: imagem reprodução facebook.

Atualizado 11/08/2016 às 03h18min.

5 comentários:

  1. só quero dizer uma coisa: aqui em santa fé o município é Acaraú, mas o território todo é praticamente Morrinhos.... ou seja, aqui é tudo dividido entre Acaraú e Morrinhos, até mesmo o descaso público, e não é de agora, é décadas e décadas atrás. E só pra esclarecer, o transporte escolar aqui que leva os alunos do ensino médio quem manda não é a secretaria de Acaraú não, é a de Morrinhos mesmo... E foi mandando um ônibus HOJE felizmente. Só não sabemos até quando vai durar!

    ResponderExcluir
  2. ah, e muito obrigado por ter postado, valeu mesmo....

    ResponderExcluir
  3. Pois é, temos que ter mais respeito com os alunos que querem estudar, pois eles são o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir