sexta-feira, 20 de maio de 2016

Opinião: cresce a escalada da violência em Morrinhos

Opinião:

Nos últimos dias 100 dias, quem mora em Morrinhos tem percebido o aumento do índice de criminalidade na cidade. 

Em pouco mais de três meses, assassinatos, assaltos a lojas, roubo de celulares e invasões  a residências tornaram-se rotina. Temos notícias de que pelo menos 25 celulares foram tomados de assalto, uma casa e um anexo de uma escola municipal foram invadidos, um homem foi assassinado na sede do município e outro em uma comunidade que fica à 5 km da cidade de Morrinhos, isso, somente no decorrer das últimas quatro semanas. Como se não bastasse tanto coisa ruim, os universitários da cidade têm sido escolhidos como alvos dos criminosos, pelo menos três estudantes tiveram seus aparelhos celulares roubados ao chegarem em Morrinhos vindo da cidade de Sobral.

Sim, no meio desse turbilhão de notícias ruins, ainda falta uma: o banco do Brasil sofreu uma tentativa de assalto, o que danificou toda a estrutura do prédio impedindo o funcionamento da agência na cidade. Isso tem trazido um prejuízo para o comercio, já que os clientes do BB que vinham a Morrinhos, também ajudavam a movimentar o comercio local. Hoje, para fazerem seus saques, os clientes têm que deslocar-se para a cidade do Marco.   

Assustada, a população encontra-se acuada diante da falta de segurança. O que impera é a sensação de que a qualquer momento, andando na rua, você pode ser abordado por criminosos e ter um pertence seu levado. 

Enquanto isso, a população tem reclamado das constantes blitz da polícia rodoviária estadual, que nos últimas dias têm intensificado as operações na cidade.

Acreditamos que as operações são necessárias e legais, entretanto, é necessário ter bom senso. Morrinhos é uma cidade pequena, pobre e que já vem sofrendo com os últimos acontecimentos. Muito embora ações desse tipo sejam bem vindas, pois ajudam no controle das irregularidades no trânsito, a sensação que muitos têm é que estão sendo vítimas de uma injustiça. Para superar esse sentimento, só vemos um caminho, audiências públicas (nas escolas, nas associações de bairro, nos movimentos de igreja, na câmara dos vereadores etc.) que possam vir a esclarecer para a população, a importância de estar em dias com as leis do trânsito. Enquanto essa conscientização não ocorrer, muitas pessoas que estão com os documentos das motocicletas atrasados, acabam evitando vir a cidade, o que tem piorado, por consequência, o movimento no comércio. Muitos comerciantes já começam a dispensar ajudantes devido ao fraco movimento.  

Quanto ao aumento da criminalidade, é notório que algo precisa ser feito. As gangues que atuam na cidade, parecem não temerem as forças do Estado e nos últimos dias estão "tocando o terror" na população de Morrinhos. As ações parecem pontuais, porém, têm ocorrido sistematicamente, isso nos leva a crer, que temos índices elevados o suficiente para justificar a maior presença de policias na cidade. Porém, não é apenas isso que precisa ser feito, mais politicas públicas precisam ser implementadas afim de conscientizar os jovens, principalmente adolescentes e os estudantes, da importância de se manterem afastados do tráfico de drogas, que sem dúvidas é o principal motivo da criminalidade na cidade de Morrinhos.

Fica aqui o nosso apelo, em nome da comunidade morrinhense, para que algo seja feito. Que os poderes públicos constituídos se deem conta do quadro grave de violência, que chega a ser quase sistêmica no município de Morrinhos.

Acreditamos que só a união da sociedade civil organizada, com o poder político, pode apontar uma saída onde todos  contribuam para frear a escalada de violência em nossa cidade.               

Um comentário: