sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Um dos Principais Patrimônios Históricos de Sítio Alegre, Será Destruído

É triste ter que noticiar essa informação. Infelizmente uma das primeiras casas do Sítio Alegre, esta preste a ser derrubada.

A casa que você vê na imagem ao lado, é um patrimônio histórico do nosso lugar, possui de 80 a 90 anos, e foi uma das primeiras moradias erguidas em Sítio Alegre. Nas próximas linhas, falarei um pouco da história do maior distrito de Morrinhos, ao final explicarei os motivos da eminente destruição desse patrimônio da comunidade.

Como sabemos, Sítio Alegre teve início ao redor de uma lagoa, isso por volta do ano de 1890, quando o casal Joaquim Vicente de Souza e Maria Zelinda de Souza, vindo da serra de Uruburetama, passaram a morar num local por nome, Lagoa dos Porcos. Naquele ano, construíram uma pequena barragem, que tempos depois, por volta de 1928, serviu para a plantação de hortaliças e outras plantas comestíveis. O espaço era chamando Sítio, esse foi o motivo do nascimento do nome do distrito. Com o crescimento da localidade, no mesmo ano foi construída uma capela e um cemitério perto da dita barragem. Em 1957, Morrinhos passa a ser município. Em 1967, o prefeito Jonas Roberto Magalhães (descente direto dos primeiros moradores de Sítio Alegre), ao ser eleito prefeito, elevou a comunidade ao status de distrito de Morrinhos, porém, agora com o nome de Sítio Alegre. 

A casa da imagem, foi erguida em meados dos anos de 1930, tendo portanto, mais de 80 anos, e é a edificação mais antiga que ainda se mantém em pé na comunidade. Basta olharmos sua arquitetura, que logos percebemos as marcas do tempo em que ela foi erguida, os tijolos utilizados, o modo como as telhas eram postas, o estilo da década de 1930 aparecem em todos os locais, do piso, ao teto.

Nessa construção moraram inúmeras pessoas que agudaram a fundar a comunidade. Infelizmente, hoje a casa esta sendo destruída. A especulação imobiliária fez com que os “donos” do terreno onde o imóvel esta erguido, tomarem essa decisão. Com um isso, um pedaço de nossa historia está indo ao chão, hoje, 28 de agosto de 2015. 

É uma pena, mais essa não é a primeira vez que um patrimônio histórico do Sítio Alegre, vai ao chão pela ganância e falta de senso história de seus “donos”. Sinceramente temos a lamentar a falta de esclarecimento de alguns moradores do nosso lugar, que se mantém calados diante do que esta ocorrendo. Com a derrubada dessa casa, cai também um pedaço da configuração histórico geográfica do Sítio Alegre.
A última imagem que escolhemos para ilustrar essa postagem, é justamente do anoitecer ao fundo da construção mais antiga do Sítio Alegre. A foto fala por se só. O fim de uma história de quase sem anos, a escuridão chegando, demonstrando a falta de reconhecimento da importante histórica desse local.   

Ficamos mais pobres de conhecimento sobre nosso própria comunidade nesse dia triste.

Um comentário: