terça-feira, 29 de abril de 2014

Areia do Rio Acaraú em Morrinhos é retirada de maneira descontrolada

Não é de hoje que o Rio Acaraú vem passando por um processo de transformação. Ao longo dos anos, a principal fonte de abastecimento d'água das cidades que ficam no vale do Rio Acaraú, tem sido alvo da retirada da areia das margens para a construção civil.

Como se não bastasse o lixo que é jogado no leito, em alguns trechos da cidade de Morrinhos, a areia da margem tem sido retirada de maneira desenfreada. Com isso, a tendência é que o rio fique raso e largo, o que aumenta ainda mais o risco de alagamentos em períodos de cheia. Clique no link a seguir para ver o uma reportagem do Diário do Nordeste em 2011. Rio Acaraú inundas arias em Morrinhos. 

O que vemos nos últimos meses no trecho do Rio Acaraú na cidade de Morrinhos, é um descaso. A extração da areia do rio sem o mínimo controle,  todos que andam por aquela região podem observar este fato. O que esta acontecendo aumenta ainda mais o processo de assoreamento. Algo deveria ser feito, e de maneira imediata.  Uma fiscalização nas margens, juntamente com estabelecimentos de regras, que deveriam limitar o uso desse bem, acredito que seria o primeiro passo para a resolução do problema. Aparentemente há um desconhecimento das autoridades públicas sobre o que ocorre nas margens do Acaraú em Morrinhos. Que algo seja feito, em respeito ao meio ambiente e a todos que dependem de maneira direta ou indireta do Rio Acaraú.

Imagem: Trechos do Rio Acaraú na cidade de Morrinhos.
Texto: Adaptado da página pessoal de David Sousa no facebook.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário