sábado, 29 de junho de 2013

Morrinhos: O Poder Rachado em Dois



Ao longo da história política administrativa de Morrinhos, sempre tivemos uma oposição ligada ao sindicato dos trabalhadores rurais, isto até o ano de 2008 quando finalmente uma aliança formada pelo PT e demais partidos, conseguiram por meios legais e democráticos chegar ao governo do município. Essa aliança permaneceu intocável até o ano de 2013, nos primeiros meses de administração do segundo mandato do atual prefeito Jerônimo Neto Brandão.
Entretanto, algo de estranho ocorreu na gestão municipal, uma das mais importantes integrantes da cúpula do PT de Morrinhos foi subitamente demitida do cargo que ocupava, falo da Ex: secretaria de agricultura e recursos hídricos Daci Marques. Depois da IV feria da agricultura familiar de Morrinhos que ocorreu no ultimo de 22 de junho deste ano, ficou bastante claro que existe uma cisão no governo do PT, o atual vice-prefeito, Almir Barros, foi bastante duro em suas colocações, isto no primeiro dia do evento, ocasião essa em que o mandatário principal não se encontrava na cidade, no dia seguinte foi o vice que não apareceu, o que causou espanto em alguns eleitores e deu a entender que os e dois estão brigados.
O poder em morrinhos esta rachado em dois, de um lado o sindicato dos trabalhadores e seus integrantes que ainda fazem parte do partido dos trabalhadores, do outro, os membros da executiva municipal do mesmo partido, ligados ao prefeito. O que aconteceu? É a pergunta que todos se fazem. Na verdade, toda a história teve inicio com boatos de uma possível candidatura de um dos representantes do STRM (sindicato dos trabalhadores rurais de morrinhos) ao governo de Morrinhos em 2016, isto irritou o atual prefeito que possui pretensões de candidatar um empresário de Fortaleza por nome Hozilândio ao cargo de gestor municipal, com isso o presidente do PT de Morrinhos e também prefeito da cidade Jerônimo Neto Brandão decidiu romper com o sindicato, e demitir Daci Marques que também faz parte do STRM, ao fazer isto ele também rompeu com o vice-prefeito, isto por que Almir barros sempre esteve em sua historia política ligado ao sindicato. Em contra partida a atitude do prefeito, os representantes do sindicato e amigos da Ex: secretaria de agricultura, incluindo o vice-prefeito, fizeram uma aliança política com um deputado estadual diferente do que o atual gestor de Morrinhos apóia, dessa forma temos uma indecisão para 2016 e um governo descaracterizado no atual momento, ao mesmo tempo um briga pública dos representantes do povo morrinhesse, que não conseguem se entender nos bastidores do poder.
 É importante que seja esclarecido, o sindicato não deveria fazer parte da gestão, pois sua criação no território nacional foi justamente uma tentativa de criar um órgão legitimo que representasse uma classe sem que ele estivesse ligado a qualquer movimento partidário, o que nunca ocorreu em Morrinhos. Entretanto, não existe nada que proíba membros do mesmo de fazerem parte de qualquer partido político.

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário